11 janeiro 2012

Mitos e Verdades: Sono

Hey,guys como estão?
Bom,hoje separei 10 mitos e verdades sobre como ter o sono ideal.Por isso,tirem suas dúvidas :)





1 – TV na cama ajuda a pegar no sono?- Completamente Mito. Ver TV pode atrasar a chegada do sono, e se você dorme com o aparelho ligado a qualidade do repouso é ruim. As mudanças de som e luminosidade da TV causam “micro despertares” que tornam o sono mais superficial e menos reparador.
2 – Beber uma taça de vinho ou uma dose de uísque antes de dormir garante uma boa noite de sono.
 – Puro Mito (os beberrões me desculpem por eliminar este pretexto para eles beberem) . Apesar de o álcool ser um bom indutor de sono, provoca repouso fragmentado e de má qualidade. Além de suprimir a fase REM, a dos sonhos, tornando o sono incompleto. O consumo de álcool também pode piorar a apnéia.
3 – Banho quente é bom para dar sono
 – Isto depende! A chegada do sono coincide com a queda da temperatura corporal – e o banho muito quente retarda esse processo. O banho ideal é o morno, que realmente relaxa.
4 – Ler na cama é bom para chamar o sono.
 – Isso as vezes funciona. Aqueles que estudam para uma prova sabem que é só pegar aquele livro de marketing para que o sono venha não é? O fato é que: Para algumas pessoas a leitura funciona como um sonífero; os mais “ligados”, no entanto, podem embarcar de vez na leitura e passarem a noite em claro.
5 – Tomar um copo de leite quente antes de ir pra cama faz dormir melhor – 
Às vezes. O leite possui triptofano, um aminoácido que participa da produção de serotonina, neurotransmissor associado à sensação de bem-estar, com atuação na área cerebral responsável pelo sono. O problema é que nem sempre o triptofano é absorvido pelo organismo.
6 – Programar o despertador para tocar várias vezes pela manha, de modo que vá acordando aos pouco, ajuda a prolongar o repouso?
 Não cabeção! O sono fragmentado é superficial e não reparador.
7 – Praticar exercícios a noite cansa o corpo, descansa a mente e faz dormir melhor. 
Mais um mito. A atividade física precisa ser feita até três horas antes de dormir para não atrapalhar o sono. Depois disso, deixa o organismo excitado.
8 – Comer antes de dormir faz mal-
 Isso é verdade. A digestão não permite ao corpo reduzir o metabolismo – condição necessária para a pessoa embalar no sono. Quanto mai pesada a comida, pior.
9 – Uma boa noite de sono significa sonhar –
 Mais uma verdade, sempre sonhamos quando estamos na fase do sono chamada REM, pela qual passamos de quatro a seis vezes por noite.
10 – Lembrar-se do sonho é sinal de que a pessoa teve uma boa noite de sono.
Isto não necessariamente é verdade. As chances de uma pessoa se lembrar de um sonho são de 80% se ela acordar durante a fase REM ou até 20 minutos depois dela. Se a pessoas acordar durante a fase REM, as chances caem para 7%. Ou seja, se a pessoa tem a sensação de que sonhou a noite inteira, muito provavelmente despertou varias vezes durante as fases REM e não teve sono de qualidade.


Tiraram sua dúvidas?
Bjão
Siga me os bons!

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