recent posts

04 julho 2018

Sobre praticar meditação


Logo no começo deste ano, coloquei algumas metas na minha vida para que talvez, quem sabe, eu pudesse cumprir. Uma delas, foi, me aprofundar sobre a minha espiritualidade, englobando assim o meu "eu" interior, procurar a me entender melhor, acabando com que eu me deparei com a prática de meditação, sendo um assunto que eu sempre me interessei, que conseguiu me ajudar com muitas aflições sobre mim.


Não sou expert no assunto, nem de longe, mesmo. Mas posso dizer que conforme as práticas e disciplina de se fazer a meditação, consegue sim, nos ajudar a nos compreendermos. Digo isto por experiência própria. Antes de começar a prática estava muito aflita, e depois que a meditação começou a fazer parte da minha rotina, consigo ser uma pessoa mais calma em algumas situações, controlar a ansiedade de uma certa maneira, compreendendo a mim mesma.

Comecei a fazer meditação utilizando um aplicativo, que se chama Medite-se , utilizei no final do ano passado, quando ainda não havia colocado a meditação como hábito, e fazia apenas por experimentar, mas agora, após 6 meses, estou usando um outro aplicativo de meditação guiada, o Lojong! Recomendo muito utilizar ambos, mas tive mais facilidade com o Lojong.

Ambos os aplicativos possuem meditações guiadas, que auxiliam na prática pra quem não tem nenhum conhecimento sobre o assunto, assim como eu. Eles te ajudam da melhor forma a como sentar, respirar, estar em contato com você mesmo, porém é importante estar em um lugar mais silencioso para que a prática seja válida, sem interrupções extremas, mas sempre tem algum barulho externo e está tudo bem.

A meditação me ajudou muito e ainda continua me ajudando nos meus momentos de maior aflição. É muito bom ter um tempo para que cuidemos de nós, seja externamente quanto internamente, faz bem, mesmo eu que muitas vezes não acreditava que poderia me ajudar de alguma forma. É sempre bom estarmos abertos a novas experiências. 

Algumas vezes estou em uma situação complicada e me lembro de alguma frase dita na meditação, ou alguma respiração que vai me ajudar a me acalmar e me concentrar melhor. Ninguém vai cuidar de nós se não fizermos isso por nós mesmos. Podemos ter uma ajuda externa, mas sempre será nós a compreender melhor o que fazemos, no nosso tempo, sem pressa.

Com a meditação, tive curiosidade de descobrir mais sobre esse mundo da espiritualidade. Passei a pesquisar alguns vídeos no Youtube, alguns perfis no Instagram que falam sobre isso. É muito bom quando passamos a nos cercar de maneira positiva as coisas que estão ao nosso redor, as pessoas, as coisas,as influências. Pesquisei por palestras, livros, e sempre tenho o hábito de ler alguma coisa sobre positividade nas minhas redes sociais.

Hoje, eu recomendo para qualquer pessoa, tirar pelo menos alguns minutos do seu dia para cuidar de si mesma, se compreender. Por mais que tudo seja corrido, que nem 24 horas não são mais o bastante para dar conta da nossa rotina, mas pensar em nós como seres únicos, individuais, que precisa de cuidados, amor, algo que só nós, poderemos oferecer a nós mesmos.

6 comentários:

  1. Já faz um tempo que tenho me atentado para o lado espiritual também. Eu era religiosa, mas vi que não é bem isso que me faz transbordar. Meditei poucas vezes, mas em todas elas me senti extremamente bem.Sofro de ansiedade, então sei que vai me trazer benefícios. É algo que com certeza quero implementar na minha vida, assim como me cercar cada vez mais de positividade. Faz um ano e alguns meses desde que me tornei vegetariana, e com certeza esse foi o estopim para que eu buscasse mais equilíbrio na vida.

    Beijinhos ♥

    letologia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, preciso voltar a meditar e fazer disso um hábito. Faz muito tempo que não faço isso e confesso que sinto muita falta. Eu meditava mais pra poder controlar as minhas crises de ansiedade, e fazer isso sempre me deixava leve e positiva. Me fazia enxergar as coisas com mais clareza por estar me conhecendo melhor. Antes não acreditava muito nesse negócio de meditar, mas hoje em dia percebo que tirar um tempo pra dedicar para mim mesma faz falta :/
    Beijos :*

    http://mecativaste.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Já faz um tempo que estou querendo meditar, porém só enrolei..
    Estou num momento da vida que tá me dando muita ansiedade, pelas apresentações de trabalho na escola e outros, então pensei em parar de enrolar com isso logo, e procurar meditar, relaxar um pouco. Vou tentar baixar esse app.
    Adorei o post ♡
    https://noitecer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Quando eu era menor eu adorava meditar, sozinha mesmo.
    Hoje em dia não tenho tanta concentração pra meditar, mas gostaria de voltar a ter esse momento comigo mesma.
    Acho que qualquer hora vou baixar esses aplicativos.
    É maravilhoso se cercar de coisas boas e positivas. Eu tenho várias frases de positividade salvas no computador e no celular, me ajudam muito.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ahhh, guria, eu AMEI esse post! Desde o início do ano eu tenho tentado inserir meditação na minha rotina, até março consegui e depois simplesmente deixei o estresse tomar conta. Eu lembro que eu usava alguns vídeos do youtube pra me ajudar já que eu não tenho conhecimento sobre o assunto, mas acho que esses apps devem ser mais úteis, já vou baixar. Adorei o post!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  6. olá
    sempre tive curiosidade em relação a meditação
    gostei de saber que você pratica.
    beijão
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir