recent posts

03 julho 2017

Você precisa aprender a se amar.


Sinceramente,não gosto de ter que dar ordens a ninguém. Mas a você, que eu posso ou não conhecer, te dou a ordem de que você precisa aprender a se amar, de uma vez por todas, sem deixar esse assunto para amanhã ou o mês que vem, porque um fato que te digo é: O amor próprio começa quando você menos imagina.
Pela minha última frase, você deve estar pensando que estou me contrariando, pois, se eu te disse que tu precisa aprender a se amar, mas mesmo assim, o amor próprio chega quando você menos espera, talvez você tenha razão, não vou tornar aqui a minha verdade absoluta. Mas o amor próprio é um exercicio de todos os dias em sua vida, desde aquele dia em que você está super feliz, até aquele dia em que sua auto estima está -10.
Está certo que a internet está cheia de textos sobre a auto estima, e esse pode servir de nada útil para você, assim como os outros que você já deve ter lido por ai. Mas vou te contar uma coisa que você ainda não deve ter percebido: você só tem você. De ínico, isso realmente irá soar estranho, solitário e egoísta, mas não é. Você é sua maior presença. Talvez, você ainda não tenha percebido, mas estar com seus amigos é bom, a companhia de quem sabe nos fazer bem é maravilhosa, mas e quando nos encontramos sozinhos? Você gosta da sua própria companhia? Você já descobriu o que você gosta ou não gosta? Você já experimentou se arrumar todo (a) só para que você se sinta bonito (a) e não para os outros? Porque olha quando isso acontece, estar bem consigo mesmo, não há amor maior no mundo que consiga bater esse sentimento de aceitação de si mesmo.
Mas calma,é um processo longo como eu disse ali no começo. Um dia você vai acordar bem e a noite vai dizer "idiota, porque você fez isso?". Essas ocilações do amor próprio são muito comuns. Estamos sempre em situações que devemos mostrar a nós mesmo o quanto somos importantes, sem deixar que a beleza do outro nos incomode. É incrível como nós conseguimos olhar para o outro, apontar a sua maior qualidade e quando chega na nossa vez, é como se não precisassemos de elogios e palavras de amor, porque não nos achamos merecedores de algo que nós somos.
O amor próprio começa nessa construção. Enterdemos que somos bons, somos incriveis, maravilhosos, aceitar as nossas qualidades e também os defeitos, porque eles fazem parte do que somos e da pessoa que você construiu durante sua vida. Não é egoísmo pensar em si mesmo antes de aceitar qualquer convite, você só tem você, e aqueles que fazem parte da sua vida, são extremamente importantes, pois eles, sem tu perceber, te ajudaram a se tornar quem você é hoje.
Leve contigo quem te ajuda, te auxilia, não precisa estar com você em todos os momentos, mas que reconhece a sua beleza onde ela está. Se afaste também de quem não te agrega em nada. Aos poucos, a construção do amor próprio, que levara muito tempo para ser construída, será uma caminhada mais fácil para você.
Em suma, você precisa aprender a se amar, o mais rápido possível. Mas vai com calma, veja cada dia da sua vida como uma vitória, lembre-se: você sobreviveu a 100% dos seus dias ruins. Se amar não vai ser tão dificil assim. Aceite os elogios, as palavras carinhosas, aceite as criticas e questione o que faz parte de você ou não. Você não está nesse mundo por acaso, você é importante, só ainda não descobriu.

3 comentários:

  1. Se não nos amarmos primeiro, como vamos conseguir amar alguém?
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderExcluir
  2. Bom texto!
    Sem amor próprio, como amamos alguém?
    Beijinho*
    The best of me

    ResponderExcluir
  3. Amor próprio é tudo meeeesmo!
    Adoro me arrumar toda só pra olhar no espelho e falar: QUE MULHERÃO DA PORRA!
    Ótimo texto <3

    ResponderExcluir